DEVO USAR CINTO?
- Salvador Miguel
- 7 de nov. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 5 de mai. de 2024
Preciso de usar o cinto?
Não, não precisas. A menos que queiras levantar cargas máximas e mesmo assim podes fazê-lo sem o cinto.
Explica melhor!
Quando fazemos uma contração muscular muito intensa e que envolva vários grupos musculares, nós tendemos a “trancar a respiração” (manobra de Valsalva).
Porquê que o fazemos?
A maior pressão na cavidade torácica vai aumentar a estabilidade do tronco, permitindo mais produção de força. Mais ainda, nós próprios temos um “cinto natural”, que são os transversos abdominais, muito ativados neste tipo de contrações e que ajudam a criar maior pressão.
Quando usamos o cinto não estamos a fazer nada mais nada menos que aumentar essa pressão intra-abdominal. Isto pode, sim, reduzir o risco de lesão e aumentar a força porque aumenta a estabilidade. O ponto negativo é que há uma redução da atividade dos músculos abdominais durante o exercício, o que nos faz pensar que a longo prazo se perca funcionalidade nos mesmos (Warren et al., 2001).
Mesmo assim, se quiserem usar o cinto em exercícios onde realmente haja uma sobrecarga lombar significativa, podem. O que não faz tanto sentido é usar o cinto para fazer supino reto ou bícep sentado, porque apesar de ser necessária alguma estabilidade no tronco para fazer esses exercícios, não é a zona onde incide a carga, e pode ser facilmente feita pelos músculos abdominais.
Mas e os powerlifters? Fazem supino com o cinto.
Certo! Mas mais uma vez, os powerlifters vão beneficiar de uma maior pressão criada pelo cinto (e pelo fato que usam) pois estão a trabalhar com uma carga máxima.
Caso uses o cinto, não te esqueças que este deve ser bem apertado (se não for bem apertado não vai fazer absolutamente nada) e o cinto não te corrige uma má postura, por isso, mesmo quando o etiveres a usar, deves ter isso em atenção.
Conclusão
O cinto justifica-se quando se trabalha com cargas máximas mas parece ter efeito negativo nos músculos abdominais a longo prazo. Logo, podes usar, mas são raras as exceções que precisam de cinto (na maioria dos ginásios).
Texto escrito por: Salvador Miguel
Publicado a: 10 de Março de 2023
Referências bibliográficas
Warren LP, Appling S, Oladehin A, Griffin J. Effect of soft lumbar support belt on abdominal oblique muscle activity in nonimpaired adults during squat lifting. J Orthop Sports Phys Ther. 2001 Jun;31(6):316-23. doi: 10.2519/jospt.2001.31.6.316. PMID: 11411626.
Comentários